Mestre Caiçara

Nombre: Antônio Conceição Moraes
Pais: Brasil
Ciudad: Salvador, Bahia
Nacimiento: 1923
Defuncion: 26-08-1997
Origen: Mestre Aberrê

 

Antônio Conceição Moraes, conhecido na capoeiragem como Mestre Caiçara da Bahia, Cantador de primeira qualidade, contador de muitos casos e estórias da Capoeira, tem sempre uma boa reza para oferecer aos seus camaradas e por certo, aos não camaradas também.

Figura muito conhecida das Festas de Largo de Salvador, Mestre Caiçara sempre estava presente em qualquer festejo popular, portanto em sua camisa as cores vermelho e verde, promovendo sempre a sua Academia Angola São Jorge dos irmãos Unidos do Mestre Caiçara, cujo o nome também é o título de seu primeiro disco fonográfico gravado pela AMC, São Paulo, e encontrado ainda nas lojas de disco.

Defensor radical das tradições africanas é sempre bom receber em Nagâ, Ketu, Gêge e Angola, suas bençãos e ouvir sua opinião sobre os grandes Capoeiras do passado e suas considerações sobre a Capoeira de hoje. Todas as tardes ele se encontrava no terreiro de Jesus confabulando, vendendo seu peixe e gingando, mas no dia 28 de agosto de 1997, ele nos deixou com sua arte e magia.

35 Responses to Mestre Caiçara

  1. danieladionizio diz:

    muito bom o resumo feito sobre o mestre caiçara mais gostaria e saber mais sobre o mestre.

  2. eu fou discipulo deste grande mestre de capoeira de angola de toda a bahia

  3. Muitos dos mestres do passado e uma grande parte dos mestres do presente, afirmam que: A capoeira e o camdoblé comem no mesmo prato! Mestres como: mestre Caiçara, mestre Leopoldina, mestre Ananias,mestre Gaguinho,mestre Silvestre,mestre Natanael,mestre leonardo,mestre jogo de dentro,curió,mestre canjiquinha,mestre kaumbeleji,mestre kunta kunte,mestre Pai de santo,mestre Arueira,mestre Limãozinho,mestre miguel machado,mestre zumbi,mestre meia noite,mestre lencinho,bisouro manganga,mestre Macaco santana,mestrePapa,mestre Dunga,mestre Pelé da bomba, mestre Moa do catendê, mestre João grande e o proprio mestre Bimba,afirmavam e afirmam que o camdomble e a capoeira comem no mesmo prato! Em muitas academias que visitamos na Bahia os mestres das antigas cultuam seus orixas dentro das proprias academias. NA TUA OPINIÃO: CAPOEIRA E O CAMDOMBLÉ COMEM NO MESMO PRATO? QUAL A INFLUÊNCIA QUE A RELIGIÃO TEM COM A ARTE DA CAPOEIRA? A RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA É MESMO LIGADA A CAPOEIRA? DE TUA OPINIÃO

    • joão ricardo dos santos fernandes diz:

      na minha opinião o camdomblé e a capoeira, na verdade seriam irmãos. afros brasileiros. afinal são manifestações culturais. criadas em solos brasileiros. por negros africanos ou afros decendentes!

    • mario mais conhecido montanha diz:

      OLÁ MESTRE LEONARDO A CAPOEIRA SEMPRE ESTARA PARALELA A RELIGIAO POIS ELA FAZ SAUDAÇAO ADEUS ATRAVÉS DAS MUSICAS IÊ VIVA MEU DEUS CAMARADA,OUTRA SAI SAI CATARINA SAIA DO MAR VENHA VER IDALINA{LADAINHA RELIGIOSA EM HOMENAGEM A IEMANJÁ

    • paulo sergio diz:

      nao vejo dessa forma hoje em dia acredito que os mestres citados acima tenha essa religiao como outros tambem..hoje em dia acredito que da pra separa uma da outra todos costuma dizer que a capoeira e esporte cultura e educaçao e religiao pra quem quer fazer dela religiao.. na capoeira tem sim miticismo pra quem tem fe da certo..abraços

    • joisé bartolomeu da paixão diz:

      salve; infelismente não é bem assim a capoeira nada tem haver com os cultos afros ou brasileiros, o que existe mesmo é capoeiristas que estão infiltrados nesta ou naquela religião ou culto e por motivos obvios defendem essa tese erronea e grosseira, basta estudar a fundo e veremos o porque consenguem passar essa falsa imagem
      primeiro: a palavra ;candombé ou candomblé não é de origem brasileira ou africana e apenas quer dizer dança de negros, ,a palavra é de origem uruguaiana…..etc…..
      segundo: estudem os instrumentos usado na capoeira e verá que são de origens diversas…………etc…….
      terceiro; PROCUREM SABER AS VERDADEIRAS ORIGENS DAS GRADUAÇOES E SUA CORES, TAMBEM SÃO IMITAÇOES BARATAS DE OUTRAS ORIGENS……….
      QUARTO; EU PODERIAS DAR VARIOS EXEMPLOS E MARGENS PARA DIFERENCIAR UM PRATO DE OUTRO, MAS É MAIS FACIL QUE ESTUDEM NAS VERDADEIRAS FONTES E VERÃO AS DIFERENÇAS………..ETC……
      OBS. JA QUE QUEM FAZ A LINGUA É O POVO ENTÃO VAMOS LA:; candomblé é uma seita/relighião, capoeira é um esporte e nada pode uni-lo, esta é uma afirmação e não uma tese,tenho minha religião e estou identificado para falar do assunto, não é bom para o esporte que pessoas usem a qualquer modo para se sair bem e misturar as coisas, mesmo por que a religião/seita afro não se mistura são ensinamento,preceitos entre tantas coisas que nada tem haver, mas isso não quer dizer que tem gente que mistura tudo a comida antes de comela, cada qual tem seu sabor………etc…..
      me desculpem alguns mestres por essas duras palavras e conotações, pois tudo que for para o bem da capoeira eu ainda engulo e deico que passem para frente, em relação aos mestres citados acima eu conheci quase todos e convivi com eles desde a minha infançia.
      parafrasiando as palavras de um grande amigo meu do passadfo mestre paulo gomes:a história da capoeira é feita por nós capoeirista e um povo sem história é um povo marginalizado e se torna sem valor
      axé a todos
      mestre/josé bartolomeu da paixão(marinheiro-sp.(limão)
      cel.19-82850089

    • cledson diz:

      claro q.ñ,os negro africanos escravizados no Brasil começou com a arte da capoeira,e por eles serem envolvido com a religião ficou esse empasse.

    • Rafael Dos Santos Guimarães diz:

      Ss , pos até o samba de roda e o Maculele tem os msm toques que no camdomblé tem..

  4. mosquitodeuruçuca diz:

    caiçara não morreu so morreu pra os sem cultura

    • Daiane diz:

      Acho que isso até poderia acontecer antigamente. Mas hoje a história é outra. Não é á toa que existe hj muitos evangélicos praticando capoeira. Capoeira é um esporte livre para todos. Religião cada um com a sua.

    • alberto souza diz:

      com serteza eus sou capoeira até morrrrrrrerrrr

  5. predda-k-poeira meu orkt diz:

    iniciei a capoeira em 90 com o mestre mano. mais conhecido como fernandinho.que era formado do mestre caiçara.fernandinho era muito conhecido nas rodas da bahia. pois foi um dos linha de frente de mestre caiçara. inclusive nas rodas do senzala do rio onde teve contato com varios mestre renomados de hoje e da época. como por exemplo; camisa que ele chamava camisinha. gado nestor macaco preto e macaco branco. arthur emidio toro nacional medeiros. enfim… a nato da capoiragem do rio na época.depois vinhérãm pra sampa la ficou limão silvestre e outros. o fenandinho. foi pra campo gramde MS onde da capoeira foi e é o pioneiro.o mestre mano la conhecido por este nome. grande mestre contava muitas historias das rodas da bahia onde creceu no celeiro de bambas. como di mola 2 de ouro e varios que ele contava em suas historias. fernandinho foi assasinado em 5 de maio de 2001 a traição. no seu trabalho por trez covarde. + o mestre lutou bravamente por sua vida.deixando 2 dos 3 no chão. + o outro o atigiu com uma pedrada na nuca.ele caiu e recvebeu vaios golpe de faca. na madrugada.axé mestrão que do ladfo direito do pai um dia vou reencontrar.C.mestre preddador…01994149568 contato.

    • cobra diz:

      ola c.m. predador me chamo c.m. cobra fui aluno e sou filho do mestre ´´dentinho´´ e confirmo sua historia sobre o fernandinho meu pai foi aluno dele e me contou a mesma historia axe mano.. …

    • samuel Bicudo diz:

      Bom dia Predador, sou de Curitiba, aluno do mestre Kunta Kinte que é aluno do mestre Sergipe discípulo do mestre Caiçara, gostaria de saber mais sobre a linhagem do mestre Caiçara seu discipulo de outras regiões se puder me ajudar eu nunca tinha ouvido falar em fernandinho imagina meu wats 41 97615164. um grande abraço irmão.

      Bicudo capoeira Curitiba

  6. camila diz:

    adoreiiii

  7. Me chamo José Carlos dos Santos,Mestre Limaozinho nasci em 15/09/1957 inicie na Capoeira em 1965,na academia de Capoeira Quilombos dos Palmares do meu tio mestre Paulo Limâo que foi discípulo de Caiçara,conheci Mestre Fernandinho,ou Mestre Mano era um grande Capoeira e muito amigo de meu mestre assim como Mestre Silvestre Mestre Cebolinha Di Mola e digo que a Capoeira e o Candomblé não só come do mesmo prato como é tudo que a boca come,poque foram perseguida difamada e sobreviveram assim como toda cultura Bahiana lutaram com ansia de liberdade cultural para ter o seu valor,Grande axé a todos.

  8. PROFESSOR MAITÁ diz:

    EU MIM CHAMO PROFESSOR MAITÁ DE SALVADOR. FORMADO PELO MESTRE CHINA. NA MINHA OPINIÃO A CAPOEIRA É INDEPENDENTE. NÃO PERTENCE A NENHUMA RELIGIÃO E DENTRO DELA CADA QUAL PODE SALDAR SUAS CRENÇAS E SEUS DEUSES. SEJAM ELES QUAL FOREM. EU PARTICULARMENTE FAÇO PARTE DA RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA. MAS TENHO A CAPOEIRA COMO INDEPENDENTE.
    UM GRADE AXÉ
    SALVE!!!!!!!!!!!!

  9. Débora diz:

    Mestre Caiçara foi o tio de meu pai Laurindo, sinto muito orgulho por isso, pena que não o conheci pessoalmente.

  10. José Roberto Badanai, Mestre Badá, 36 anos praticante e a 34 anos ensino Capoeira em Santo André, SP; Capoeira Benguela e foi com o disco de vinil que iniciei os primeiros passos na Nova Luanda com o Mestre Valdenor; Mestre Caiçara é de ARREPIAR, que Deus o tenha em Bom Lugar…

  11. dante diz:

    estive em salvador em 1981 e conheci mestre cebolinha no mercado modelo que morava na ilha de itaparica entrocamento de sao roque gostaria de saber se ele ainda e vivo e eo mesmo citado neste site meu nome e dante de sao paulo gostaria de ter uma resposta pois tinha vontade de velo novamente conheci tbem 2 de ouro mestre di molas e o famoso mestre caiçara !!!

  12. felipe mendes diz:

    bom senhor josé bartolomeu antigamente a capoeira era tocada só com tambores agora usamos três berimbaus e o fundamento disso é do camdonblé que utiliza três atabaques cada um com uma função as cantigas tbm são iguais os instrumentos são mesmo de varios lugares da africa assim como os negros eram de varios lugares ja falando de graduação que não se trata de imitações barata pois não existe um padrão cada um no seu cada um capoeira é sinal de liberdade,não é a mesma coisa é obvio que não mas que tem uma ligação tambem é obvio não tampe o sol com uma penera…isso tambem não é tese … capoeira nasceu pra ser livre não tem certo nem errado só capoeirista assim como o mundo tem varias pessoas de diversas opiniões aprenda a viver com isso e viva axé.

  13. adorei o resumo sobre o mestre caiçara,mas eu gostaria de saber mais

  14. Ivan Parucker ( Funai) diz:

    Gostaria de saber como o grande Mestre Caiçara veio a falecer na data de 27 de agoasto de 1997?
    Qual foi a causa ?

  15. Nilson Pereira da Silva diz:

    Salve caiçara Mestre de meu Mestre axe caiçara

  16. Luiz diz:

    Muito bom o tópico! Parabéns!

  17. Rogerio S.Coutinho souza diz:

    Então;a capoeira não tem religião,quem tem é o capoeirista;na verdade estes mestres citados cultuam ou eram praticantes do candomble.Por este motivo eles falavam isso;Eu sou evangelico e capoeirista.A capoeira é uma arte e arte é obra de DEUS!

  18. Carla diz:

    Meu avô nasceu em 1924 corrigiram por favor

Deixe um comentário