Mestre Di Mola

Nombre: Domingos André dos Santos

Pais: Brasil

Ciudad: Salvador de Bahia

Nacimiento: Desconocido

Defunción: 2002

Domingos André dos Santos nasceu na cidade de Ituberá, Bahia, em 1952. Ainda criança, veio para Salvador e fundou na década de 1960, junto com outros capoeiristas adolescentes a roda de capoeira que acontecia no Mercado Modelo, atraindo muitos curiosos. Era uma outra maneira de organização da capoeira que se moldava. Não era nem a roda que acontecia nas ruas caracterizadas, no início do século XX, como brigaentre marginais, nem era uma capoeira esporte, com aula e filosofia ensinadas em umespaço fechado. Era uma forma de espetáculo. Mestre Di Mola, além da capoeira, era também conhecedor de diversos aspectos ligados à ancestralidade africana.

26 respostas a Mestre Di Mola

  1. Roque diz:

    Acompanhei a tragetoria de mestre dimola no mercado modelo,sem duvida e sem querer desmerecer aos outros grandes mestre dimola foi o moior capoerista que o mundo ja teve viva a Bahia por ter um pessoa que nasceu com o dom da coisa corpo flexivel sem igual tinha toda malandrage sabia tudo cantava como ninguem.tambem tocava muinto bem,Airtom Sena para o automobilismo,Hasten para ciencia.Pele para bola,Santos do Mont para o aviao, castro Alves para literatura,mestre dimola para a CAPOEIRA isso tudo sem exagero para quem conheceu e vio ele jogar capoeira sem duvida foi melhor que seu mestre,nunca mais surgira um igual e que deus ti de o reino da gloria aguardo resposta desse email.

    • Em nome do Mestre Dimola gostaria de agradescer a todos os comentarios construtivos a respeito do grande mestre DI MOLA… E aproveitar para informar que em 2014 sera lançada uma pagina em facebook do mestre Di mola axé a todos.

  2. Sandra diz:

    Concordo com tudo o que foi dito sobre nosso querido Mestre Di Mola da Bahia. Era o maior capoeirista e maior ser humano que ja’ conheci na vida. O grande amor da minha vida tambem. Que Deus o tenha em sua gloria. Di Mola, ai’ onde voce estava sei que esta’ olhando aqui pra’ baixo e vendo todos os que lhe amaram de verdade nesta vida.

    • esquiva diz:

      si voce quiser agregar alguma dato o foto do mestre Di Mola, seria muito bom. Obrigado pelo comentario. Axe

    • Mirtes santos de queiroz diz:

      eu gostaria de saber que é sandra? é bahiana?quando conheceu meu pai,Obrigado antecipado

      • Conheci mestre Di Mola no inicio dos anos 80, ele era do grupo folclorico Viva Bahia e os ensaios aconteciam lá no colégio que estudava – Eu treinava com Mestre Formiguinha que foi para a Alemanha e quem ficou nos ensinando no seu lugar foi Mestre Dinho! Mas, voltando a Mestre Di Mola, uma lenda, uma figura humana das mais simples apesar de muito assediado e cortejado pela fama de exímio capoeirista; nunca se esquivou de dar informação e/ou orientação sobre “manhas” no jogo e na vida!

  3. José Leal diz:

    A Capoeira de rua de Mestre Di Mola era inigualável. Sem dúvida, foi um dos mairoes expoentes da Capoeira.
    Quero aproveitar este espaço para fazer um alerta: há um Grupo de Capoeira Guanabara cujo fundador se auto-intitulou Mestre Di Mola. Esse tal “mestre”, em minha opinião está cometendo um desrespeito enorme com o apelido que consagrou Domingos André dos Santos, pois, Di Mola só houve um. Para piorar, os jovens capoeiristas, ou mesmo os velhos de Capoeira, mas com pouco interesse pela história dessa arte, ao ouvir ou ler algo sobre a grandeza de Di Mola vão pensar que se trata desse tal “mestre” ursupador. A confirmar isto está o fato de que, se alguém buscar no Google o nome Di Mola, encontrará primeiro o tal “mestre” e não o verdadeiro.

    • Graduado Guitarra diz:

      José Leal não pode falar a respeito de um mestre que não conhece… esse tal Dimola que voce diz representa muito a capoeira contemporanea no Brasil e no mundo… ele não se auto intitulou, como voce deve saber o apelido é dado no batismo e ele recebeu esse nome, como existem muitos outros com nomes iguais… Antes de criticar tente conhecer a historia, pois ela não se resume a uma so pessoa, cada um tem a sua… e o mestre Dimola recebeu a corda vermelha do grande mestre Camisa… se você conhece sabe que não é para qualquer um… Respeito é sempre bom, e antes de criticar pesquise, porque hipocrisia ja estamos de sobra no pais…

  4. Falar do Mestre Di Mola pra mim, so me traz lembranças, e muitas boas lembranças! Foi uma pessoa que me ensinou a verdadeira malandragem da rua e da capoeira, me ensinou a filosofia da vida e da capoeira, me mostrou qd eu tinha que apertar ou nao o Jogo! Realmente ao lado do Mestre Di Mola aprendir a cantar,tocar um berimbau e a respeitar os Mestres! E ele foi um dos divulgadores da CAPOEIRA da Bahia no Brasil.Para os capoeiristas que estao começando agora,quem nunca ouviu falar do GRANDE MESTRE DI MOLA do Mercado Modelo,quem nao escultou suas musicas,quem nao jogou com Ele,quem nao pode ver sua flexibilidade,sua malemolencia,seu AXE e sua Energia que era contagiante,NAO CONHECE A CAPOEIRA E NAO CONHECE A BAHIA!!E graças a Deus,eu tive a sorte de ter convivido e conhecido o GRANDE MESTRE DI MOLA,dele so posso falar que ele foi para mim um Grande Mestre, um grande amigo,e um grande CAPOEIRA! VALEU MESTRE DI MOLA POR TUDO QUE VIVEMOS JUNTOS!

    • Concordo com tudo o que voce disse Pedreiro Trovoada. Ele foi meu Idolo e sempre sera, um Grande Mestre da Capoeira e de sobreviviencia.

      Adeus Di Mola

    • micke diz:

      conhecir o grande mestre di mola mim lembro como hoje quando estava mercado jogando sua roda mercado modelo so tinha 14 años sempre um grande axe mestre di mola que deus ponha bom lugar grande mestre e grande pessoa

  5. Cristiano diz:

    Sou soteropolitano e desde 2002 moro São Paulo. Meus familiares foram comerciantes no Mercado Modelo e eu já tive o previlégio de assistir, ainda quando criança, as belas acrobacias, mandingas e modejo do mestre Di Mola. Ele também agitava a cantiga / ladainha como ninguém. O cara era uma fera mesmo! Somente hoje fiquei sabendo, através deste site, que ele não está mais conosco desde 2002. Alguém sabe o motivo de sua morte?

  6. Roque diz:

    Bom dia a todos adeptos da capoeira peco ajuda quem tiver alguns video a respeito do mestre di mola trocaremos pois tenho um aguardo resposta um grande abraco e que as bencao de Deus caiam sobre seu teto.

  7. José Leal diz:

    Caro Cristiano, rspondo sua pergunta:
    Maria Bárbara Berengher, de 40 anos, foi condenada a 12 anos de prisão pelo assassinato do fundador da capoeira no Mercado Modelo, mestre “Di Mola”. O julgamento que demorou 10 horas aconteceu na manhã de anteontem, no Fórum Ruy Barbosa, presidido pelo juiz Vilebaldo Freitas e pelo promotor, representante do Ministério Público Estadual (MPE), Luciano Assis.
    A família de Domingos André dos Santos, que estava aos 49 anos na época do crime, mais conhecido como mestre “Di Mola”, luta por justiça há nove anos. “Sei que não vamos ter ele de volta, mas agora a justiça foi cumprida”, desabafou a esposa da vítima, a cabeleireira Júnia Onofre.
    Conforme os familiares do capoeirista, o crime aconteceu no dia 16 de outubro de 2001, dia do aniversário de “Di Mola”, que foi comemorado com uma festa em sua residência, em Pituaçu. Segundo Júnia, a vítima foi levar um irmão até um ponto de ônibus, quando encontrou com Maria Bárbara próximo à sua casa e ela desferiu um tapa no seu rosto.
    Ao retornar, o capoeirista, acompanhado da esposa, foi tirar satisfação com a agressora, quando começou uma nova discussão. Porém, a acusada conseguiu golpear o mestre, quando este se encontrava distraído.
    “Di Mola” foi socorrido para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos provocados com perfurações de faca na barriga. Maria Bárbara chegou a ficar presa na época, mas, por estar grávida e ter se apresentado à polícia, respondia o processo em liberdade. No julgamento, ela chegou a confessar o crime e chorou várias vezes, demonstrando arrependimento.

  8. Luara Raady diz:

    Gente faalndo dele aqi, sou sobriinha da Mulher dele Junia Onofree, respondendo a Sandra ali, “quando ela fala:O grande amor da minha vida tambem.” ele teve uma familia a quaal soube respeitar , amar , cuida, ele foii um grande HOMEM pra tdos da familia, um grande PAI para os filhos, um grande Marido pra MINHA TIA, UM GRANDE TIO PARA os sobriinhos e um grande MESTRE para os alunos de CAPOEIRA que ele teve.”
    Ele deixou muita Saudadee pra nós…
    A josé Leal , a justiça da terra msm que não funcionasse ela iria pagaar com o JUIZ DOS JUIZES “DEUS” E ela vaai aiinda teenho FÉ q tdo sofriimento q ela causou na familia , amigos e alunos ELA VAAI PAGAAR.!

  9. Roque diz:

    Bom dia se alguem tem algum video de dimola ai vai meu email para comunicacao roquegalo@gmail.com ,podemos trocar material pois tenho alguns video sobre ele desde de ja agrgadeco fiquem com Deus.

  10. Mirtes santos de queiroz diz:

    Um de los melhores capoerista de historia!!descaçe em paz

  11. Mirtes santos de queiroz diz:

    Pra min o melhor capoerista do mundo,aparte do melho pai do mundo te amo muito descansa em paz

  12. adriano diz:

    sou professor soneca do grupo cultura negra de indaiatuba sp
    pra min mestre de mola e um grande capoeira sua historia e luta para desenvolver a capoeira de rua e uma grande luta de quem pode ser uma lenda da capoeira luto para ver esta arte crescer ele fez a nossa capoeira de ojé

  13. angela oliveira diz:

    meu nome é angela (azanteoar):quando conhece a historia do m.di mola me apachonei mesm seno depois de ter acontecido essa fatalidade só fãsicima bjos e muita força e q a justiça seja realmente feita pois ele vai sempre está vivo no coração de todos capoeristas

  14. Luara Raady diz:

    Roque , não tenho nada sobre ele, mais gostaria mt de ver uns videos pra ver ele jogando, voce tem algum ai?! Tipo, perdir o contato cm minha tia , a mulher dele, e antes dele morrer não tive essa oportunidade’. Era muito nova ainda quando aconteceu da tal mulher tirar a vida dele! =/ espero uma resposta , meu e-mail é : luara.raady@hotmail.com
    me manda ai se você tiver algum video dele, obrigada!

  15. VALCILENE GONZAGA DOS SANTOS diz:

    Meu nome é valcilene gonzaga dos santos sou subrinha do mestre di mola tive o prazer e onra de conhece-lo,uma pessoa maravilhosa,a familia tda se orgulhava dele era um exemplo,meu pai valdivino andré a´te hoje sente saldade do irmao que ele amava muito,que DEUS cuide dele pra nós.

  16. Robson Robinho diz:

    Sou aluno de meste Bonito, que é aluno de mestre Indio do Mercado Modelo e colega de capoeira de mestre Dimola. Por todos videos de capoeira que assisti das rodas do Mercado e a todas as rodas que presenciei, chego a conclusao que mestre Dimola é sem dúvida o melhor mestre do Mercado Modelo e um dos maiores Mestres que a capoeira já teve. Um salve ao

  17. Christine diz:

    Eu tentei adicionar a historia dele anos atras no site Wikipedia, mas aquele site nao tinha interes. Muito, muito obrigada. Eu tenho muitos fotos dele dos anos entre 1985, quando eu conheci ele na Bahia, inclusive quando ele morava em California. Fiquei satisfeita em saber que finalmente recibiu a justica que ele merecia. Sempre achei a conta da morte dele muito estranho. Mirtes, todas as fotos dele nao estao comigo nao, neste momento. E nao tenho fax, mas vou tentar fazer copias das fotos pra voce e para este site tambem. Alias, sei que Mester Accordeon tem videos dele.

  18. Evelyn diz:

    estou tentando fazer uma pesquisa sobre ela para a escola mas nao acho em site nenhum

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: