Mestre Aberrê

Mestre Aberre

Mestre Aberre

Nombre: Antonio Raimundo Aberrê
País: Brasil
Ciudad: Salvador, Bahia
Origen: Mestre Antonio de Noronha

Antonio Raimundo conhecido na Bahia como Mestre Aberre praticava capoeira na baixada do Matatu Preto no bairro do Matatu.

Treinava com diversos capoeiras como Onça Preta, Geraldo Chapeleiro, Totonho Maré, Creoni, Chico Três Pedacos, Pedro Paulo Barroquinha, finado Barboza e foi o formador do finado Mestre Caiçara e mestre Canjiquinha.
(Grupo Gingarte: http://gingartezonanorte.no.comunidades.net)

Meu nome é Washington Bruno da Silva, conhecido como Canjiquinha ou Mestre Canjiquinha. (…) Aprendi capoeira em 1935 e meu mestre foi o finado Aberrê. Se eu sei alguma coisa, a ele eu agradeço.
Eu era menino, menino. Tinha lá uma baixada chamada Matatu Preto, um morro no bairro do Matatu e lá embaixo tinha um largo, um terreiro. Lá, aos domingos, vinham todos aqueles capoeiristas, vinha Onça Preta, Geraldo Chapeleiro, Totonho Maré, Creoni, Chico Três Pedacos, Pedro Paulo Barroquinha, finado Barboza e esse cidadão chamado Antonio Raimundo, apelidado por todos Aberrê. Todo domingo eu ia la olhar, até que um dia ele me chamou e disse: “Meu fio, venha cá. Cê que aprende capoera?” Eu disse: quero. Então ele mandou eu me abaixar e vupt, deu um chute. Eu depressa dei um pulo pra trás e ele: “Óia, meu fio, a partir de hoje vô lhe ensina.”

A partir desse dia, todo domingo eu tava la e ficava naquela: vai pra lá e vem pra cá, isso é assim, desce pra lá, negativa e queda de rim… E assim ia. Às vezes ele mandava eu ficar em pé e me empurrava. Eu perguntava: “Por que empurra assim?” E ele: “Por que empurra?” e se amanhã cê tiver na rua e um cara lhe empurra? Cê sabe cair?

Em 1941, a convite de Aberrê (ex aluno de Pastinha), Pastinha foi a uma roda de domingo da Ladeira de Gengibirra, no Bairro da Liberdade, onde os melhores mestres costumavam encontra-ser. Aberrê já era famoso nessas rodas e após passar a tarde lá, um dos maiores mestres da Bahia, Mestre Amorzinho, pediu que Pastinha ficasse à frente da Capoeira Angola.

En construcción.

21 respostas a Mestre Aberrê

  1. ERIKA diz:

    BOM DIA,
    GOSTARIA DE SABER SE É POSSIVEOL UMA PESSOA COM MAIS IDADE,PRATICAR CAPOEIRA?

    MUITO OBRIGADA,

    ERIKA

    • Danielle diz:

      Olá, Erika!!!

      Meu nome é Danielle, apelido Felícia. Se já tens a resposta para sua pergunta do dia dois de março não faz mal ter outra opinião, não é mesmo?
      Conheci um senhor de 72 anos no ano de 1998 que começou a praticar aos setenta anos de idade. Fiquei encantada com o feito e fui perguntar a ele como é que ele se sentia. Disse-me ele que era a “coisa” mais gostosa que ele poderia fazer desde a meninice. E tanto gostou que incentivou a filha de 46 a fazer e as netas de 12, 10 e 7 anos.
      Daí tirei minha conclusão que pode servir para ti. A capoeira é tão diversa que qualquer idade pode praticar. Já dizia meu mestre: “…capoeira é pra mamando e caducando…” Dentro de uma avaliação médica e dentro do seu próprio limite físico pode “brincar” a vontade!!! Fique com Deus!!!

    • rafael diz:

      sim e posivel ois tenho uma pessoa que faz capoeita com 43 anos

    • Renis gridis diz:

      com certeza é possível jogar Capoeira, mesmo que esta pessoa tenha uma idade mais avançada. O ideal seria se o professor já fosse experiente, para orientar o aluno bastante antes de cada aula, e assim evitar acidentes. inst. Abelha

  2. LIDIANE diz:

    BOM DIA,
    TAMBÉM GOSTARIA de saber se depois que para de praticar capoeira,pode caucar algum tipo de doença nos ossos do tipo,osteporose?

    MUITO OBRIGADA,

    LIDIANE.

  3. jason diz:

    ola eu só gostária de incolocar uma questão eu assisti um depoimento do senhor antonio carlos moraes (mestre caiçara formado do mestre aberre) que o mestre aberre ñ é formado do mestre pastinha, porem nunca ouvi relatos sobre um outro mestre ter formado mestre aberre sera q alguem tem relatos sobre quem deu o titulo ao mestre aberre por favor se tiver me passe essa informação muito obrigado

    • Professor Zasza diz:

      Antes de Pastinha e Bimba, capoeira era jogada e aprendida nas ruas e nos guetos, era proibida e marginalisada, os bons com tempo passavam o conhecimento para os novos que iam chegando, assim eram chamados por seus alunos de mestres, e com tempo reconhecido por todos como “Mestre”, foi o que aconteceu com Aberre….

      luduscapoeira@gmail.com

    • cadu diz:

      Olha o Grupo de Capoeira na qual eu pertenço Grupo Gingarte segue a linhagem do mestre Aberre e pelo que eu saiba ele aprendeu com o Mestre Antonio de Noronha !!

  4. Andrea diz:

    Ola, alguem sabe realmente me dizer algo sobre essa polemica? Todos dizem que o famoso Mestre Aberre foi aluno de Pastinha, mas nesse site do you tube (www.youtube.com/watch?v=MppQz1HEZXA), eu ouvi um depoimento de Mestre Caicara, que foi aluno de Mestre Aberre onde ele afirma:” Aberre nunca foi aluno de Pastinha!!” E agora?

  5. Lucio diz:

    Oi Erika !

    Pode sim. Eu pratico Capoeira há 3 anos e tenho 40. É claro que não tenho o mesmo desempenho de um garoto, mas a prática me faz muito bem, tanto fisicamente como à cabeça.

    Eu aconselho, é tudo de bom !

  6. […] Nombre: Antônio Conceição Moraes Pais: Brasil Ciudad: Salvador, Bahia Nacimiento: 1923 Defuncion: 26-08-1997 Origen: Mestre Aberrê […]

  7. cleber dos santos diz:

    Cleber Conhecido na Capoeira com Katraca
    Queria Sabe Como Eu Faço Pra Acha a Historia de Mestre Aberre Vida Morte
    Se Alguem pode Me Ajuda Eu Agradeço
    Katraca Capoeira Berimbau Da Senzala

  8. Valmir Nascimento. diz:

    Essas histórias que vem do povo, principalmente da Bahia, deviam ser constantes. São fatos ricos em brasilidade, são verdadeiras obras primas. Mestre Pastinha, Aberre, Jorge Amado, Caribé, Camafeu de Oxóssi, Mestres Caiçara, Canjiquinha e tantas coisas belas de Salvador.

  9. jose arnobio santana do vale diz:

    m.abrre foi aluno de pastinha e amigo de m.bimba amigo, agora m.caiçara fala isso ai fica complicado nao é mesmo

  10. jose arnobio santana do vale diz:

    jason pergunte p m.curió da bahia, m.bigo pq eu nunca ouvi fala q m.pastinha formase alguem,formatura é coisa de regional,pergunte p os angleiros e n p os regional

  11. mestre pastinha ,,é patrimônio nacional….e o governo federal deichou morrer na miseria e sego….vai com DEUS mestre …..

  12. Ana Clara diz:

    Queria saber de que lugar da África veio Aberrê?

  13. elthon diz:

    gostaria de saber c tem algum arquivo audio/visual do finado mestre aberre?

  14. Contra Mestre KArateca diz:

    ola a todos, Existe um equivoco quando se diz que Mestre Caiçara foi aluno desse Aberre(Raimundo Aberre). Pois Aberre do Pastinha era de Salvador. e MEstre Caicara aprendeu em Santo amaro. La existiu um Mestre por nome de Antonio Rufino Aberre(Aberre de Santo Amaro da Purificação). Por isso no audio Mestre Caiçara diz que nao reconhecia Pastinha. Sao duas linhagens distintas.

  15. Jason gfc diz:

    Mestre aberta é o segundo mestre da minha linhagem, a cima dele vem mestre Antônio de noronha , esta afirmação veio de mestre caiçara e de mestre silvestre

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: