Mestre Canjiquinha

Nombre: Washington Bruno da Silva
Pais: Brasil
Ciudad: Salvador, Bahia
Nacimiento: 25-09-1925
Defunción: 1994
Origin: Mestre Aberrê

Washington Bruno da Silva – Mestre Canjiquinha, nasceu a 25 de setembro de 1925, em Salvador. Discípulo do Mestre Raimundo Aberre, natural de Santo Amaro da Purificação, Canjiquinha foi um dos capoeiras que mais visibilidade deu a sua arte, viajando por todo o Brasil em exibições e também atuando em muitos filmes entre ao quais, Barlavento (Glauber Rocha) e O pagador de Promessas (Anselmo Duarte).
A partir dos anos 60, quando a capoeira se tornou mais conhecida e divulgada no Brasil, a figura do Mestre Canjiquinha ganhou maior relevo. Sua academia tornou-se uma das principais agências de formação de novos capoeiristas com Mestre Paulo Dos Anjos, Geni, Lua – que se tornaram mestres de outros e contribuídores para a expansão da capoeira em outros paises. São os responsáveis pela continuidade da herança de Canjiquinha. A este a capoeira deve uma serie de invenções sendo as mais conhecidas aquelas que ele introduziu nos toques e jogos : Muzenza, Samango, Samba de Angola.
“Canjiquinha é um capoeira jovem e ágil, fazendo com que se destaque entre os seus companheiros, porém o seu maior destaque é no canto e no toque. Canta como bem poucos e com um repertório vastíssimo, inclusive com uma grande facilidade de improvisar e de todos é quem mais tem contribuído para a adaptação de outros cânticos do folclore, à capoeira”

Fuente capoeiranacao.org

“A Capoeira é alegria, é encanto, é segredo”

Washington Bruno da Silva, nasceu em Salvador (BA), filho de D. Amália Maria da Conceição. Aprendeu Capoeira com Antônio Raimundo – o legendário Mestre Aberrê. Iniciou-se na Capoeira em 1935, na Baixa do Tubo, no Matatu Pequeno. “No banheiro do finado Otaviano” (um banheiro público). Filho de lavadeira, Mestre Canjiquinha foi sapateiro, entregador de marmita, mecanógrafo. Dentre outras atividades foi também jogador de futebol (goleiro) do Ypiranga Esporte Clube, além de cantor de boleros nas noites soteropolitanas.

Foi um visionário da capoeira, dizia sempre aos seus alunos” A capoeira não tem credo, não tem cor, não tem bandeira, ela é do povo, vai correr o mundo”. Tinha uma característica toda própria de tocar o berimbau, instrumento que segurava com a mão direita e tocava com a vaqueta na mão esquerda, mantendo o berimbau a altura do peito. Canjiquinha na sua ascensão, mesmo não tendo sido aluno do Mestre Pastinha foi Contra Mestre na academia deste. Ao sair fundou, já como Mestre, a sua própria academia. ASS. De capoeira Canjiquinha e seus amigos, fundada em 22/05/52, por onde passaram grandes capoeiras, alguns dos quais hoje renomados Mestres: Manoel Pé de Bode, Antonio Diabo, Foca, Roberto Grande, Roberto Veneno, Roberto Macaco, Burro Inchado, Cristo Seco, Garrafão, Sibe, Alberto, Paulo Dedinho (conhecido hoje como Mestre Paulo Dos Anjos), Madame Geni (conhecido hoje como Geni Capoeira), Olhando Pra Lua (conhecido hoje como Lua Rasta), Brasília, Sapo, Peixinho Mine-saia, Papagaio, Satubinha, Vitos Careca, Cabeleira, Língua de Teiú, Urso, Bola de Sal, Boemia Tropical, Salta Moita, Melhoral, Lucidío, Bico de Bule, Bando, Dodô, Salomé, Mercedes, Palio, Cigana, Urubu de Botina, entre outros. Canjiquinha na sua academia jamais formou alunos, seguia a seguinte graduação: Aluno, Profissional, Contra Mestre, Mestre.

Participou também dos filmes “O Pagador de Promessas”, “Operação Tumulto”, “Capitães de areia”, “Barra Vento”, “Senhor dos Navegantes” e “A moça Daquela Hora”. Além de fotonovelas com Sílvio César e Leni Lyra. Fundou o Conjunto Folclórico Aberrê.

Fuente portalcapoeira.com

Download livro: Alegria da capoeira
http://www.portalcapoeira.com/Downloads-da-Capoeira/View-document-details/Canjiquinha-A-alegria-da-capoeira

13 respostas a Mestre Canjiquinha

  1. salve meu mestre canjquinha sou aluno formado do maior grupo de capoeira do brasil se chama associaçao de capoeira alegria do mestre canjiquinha olha essa historia nao e pra todos mais digo de coraçao hoje se mestre canjquinha estivese vivo ia ter muitas alegrias como ele mesmo dizia hoje sou formado pelo grupo jutamente com mestre roque e mestro loro ums dos seus diciplos tao conhesidos no brasil hoje eu vivo na europa ensinado capoeira a mandiga do mestre canjiquinha um um salve eterno e glorioso mestre canjquinha estara pra sempre en nossos coraçao salve mestre canjiquinha e nosso grupo de capoeira como ele na capoeira eu sou alegria na algria eu sou capoeira mestre canjiquinha enterno salve mestre

  2. jader diz:

    salve mestre, que Deus ilumine o Sr. e o mestre canjiquinha.

  3. agulha diz:

    E AI IRMAO EU TAMBEM FUI ALUNO DELE E QUERIA SABER SE VC TEM FOTOS DOS BATIZADOS QUE ACONTECIAM EM M COLINAS DE PITUAÇU. MEU NOME DE GUERRA ERA AGULHA E O SEU? SE TIVER FOTOS MANDA PRA O MEU E-MAIL; GUIMARAESKIQ@HOTMAIL.COM. VALEU IRMAO.

  4. ANANIAS diz:

    SOU DO PIAUÍ DO GRUPO “ASSOSSIAÇÃO DE CAPOEIRA ESCRAVOS BRANCOS”,E QUERIA DIZER QUE O MESTRE CANJIQUINHA É UMA LENDA DE UM GRANDE PROFESSOR DE CAPOEIRA E ASSIMA DE TUDO UM GRANDE HOMEM E QUE DEVEMOS PASSAR ESSA HISTÓRIA A DE GERAÇÃO A GERAÇÃO.

  5. …mas do que nunca venho pedir aos orgãos publico e sociedade no mode geral, a instalação de um busto em memoria ao mestre canjiquinha no Largo do Colinas, em Colinas de Pituaçu.

  6. Javan diz:

    Sou aluno do mestre Gato ( Jose da Silva Cunha ) de 72 anos, que é dicipulo do Mestre Canjiquinha, tenho orgulho de fazer parte desta família. Dicipulos de Mestre Canjiquinha.

  7. Javan diz:

    Se possivel gostaria de reber vídeos do Mestre Canjiquinha pelo e-mail. Obrigado

  8. warley rodrigues apilido leopardo diz:

    e posivel eu queria te os video de mestre canjiquinha naminha casa e o mestre waldemar da paixão . eu quero sabe sobre este mestre e os de mais que cuida desa arte que eu gosto muito que e a capoeira

  9. Adson França diz:

    Quero fazer um encontro de todos os alunos do mestre canjiquinha
    Quem estiver de acordo entre em contato
    E-mail sinhofs@hotmail.com ou (71) 8857-8280

  10. Professora Bibinha diz:

    Grande Mestre! Sou professora formada pelo Mestre Crunsh do Nordeste de Amaralina, que é aluno do Mestre Gato ( Jose da Silva Cunha ) de 72 aninhos cheios de capoeira e manhas do saudoso Mestre Canjiquinha, pois o mesmo foi aluno do Mestre Canjiquinha, só uma ressalva pois o mesmo não foi citado na lista de alunos do mestre. O Mestre Gato esta na ativa desenvolvendo um trabalho no bairro do Lobato, em Salvador Bahia-Brasil.

  11. Genival S.Alves diz:

    Eu sou aluno do mestre Geni (Jose Serafim Ferreira Junior) sinto orgulho de fazer parte dessa família,de ser discípulo do meu mestre Geni e telo o mestre Canjiquinha como uma grande lenda no mundo da capoeira e telo também como mestre patrono do Grupo Zambiacongo do qual eu faço parte com muito amor e carinho!!
    Instrutor: Big

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: