Toques

TOQUES DE CAPOEIRA ANGOLA

ANGOLA

É o toque para um jogo de dentro lento rasteiro, praticado com a mão no chão, chamado jogo de angola, onde o capoeirista mostra força e equilíbrio; é jogo solto de mandingueiro. Essa é a origem da capoeira.

SÃO BENTO GRANDE

Toque para jogo de dentro ligeiro.

SÃO BENTO PEQUENO

Toque para jogo de dentro médio.

TOQUES DE CAPOEIRA REGIONAL

SÃO BENTO GRANDE DE BIMBA

Como o nome já diz, é o toque de Bimba, pois é um tipo de variação diferente que mestre Bimba criou em cima do toque original de São Bento Grande. É o hino da Capoeira Regional Baiana.

BANGUELA

Toque para jogo compassado, curtido, malicioso e floreado. Jogode dentro, corpo a corpo. Treinado para defesa de arma branca.

CAVALARIA

É o toque de alerta máximo ao capoeirista. É usado para avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda. Na época da escravidão, era usada para avisar aos negros capoeiras da chegada do feitor e na República, quando a capoeira foi proibida, os capoeiristas usavam a “cavalaria” para chegar da chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria.

OUTROS TOQUES

Estes e outros toques que não foram citados, são toques usados para florear, enfeitar, e dar andamento à roda, geralmente são usados em eventos e festas de capoeira para esticar a duração do jogo quando se preparam outras atrações durante o acontecimento da roda.É essencial a um bom capoeira que domine com perfeição todos os toques que conseguir.

IÚNA

É usado apenas para o jogo dos mestres. Neste toque, aluno é platéia, não joga nem bate palmas, jogam apenas os mestres e contra-mestres e algum instrutor, professor ou aluno graduado se, por ventura, seu mestre autorizar e lhe ceder a vez de jogar. No toque de Iúna não há canto.

SANTA MARIA

É o toque para anunciar jogo de navalha; os capoeiristas seguram cada um uma navalha no pé ou na mão e jogam uma capoeira lenta e mandingada. Jogo preso com muitas fintadas, invertidas e “crocodilagens”.

JOGO DE DENTRO

Toque muito rápido que exige que os capoeiristas joguem o mais próximo possível um do outro. Alguns grupos usam este toque para o encerramento da roda, com ” jogo de compra” entre os jogadores e que é acompanhado por palmas. Nesse momento,em nossas rodas, não é necessário cantar, para que a atenção da assistência fique ainda mais concentrada nos jogadores, além do que, deixe também em evidência, o “swing” da bateria.

ANGOLINHA

É uma variação pouco mais rápida do toque de angola, serve para aumentar o ritmo quando vai mudar o jogo.

LAMENTO

É o toque fúnebre da capoeira. Usado apenas em funerais de mestres.

AMAZONAS

É o toque festivo, usado para saudar mestres visitantes de outros lugares e seus respectivos alunos. É usado em batizados e encontros.

MACULELÊ

É o toque usado para a “Dança do Maculelê”, ou para o jogo do porrete, faca ou facão.

IDALINA

É um toque lento, mas de batida forte, que também é usado para o jogo de faca ou facão.

SAMBA DE RODA

Como o próprio nome sugere, é um toque onde as mulheres da roda começam a sambar e mostrar, de forma sutil, toda sua sensualidade, o que é muito convidativo para que os capoeiristas “caiam” no samba. Geralmente usa-se após o encerramento da roda.

GEGY

É um toque vigoroso. O jogo da capoeira é em Angola, a diferença está no toque do berimbau, no repique, onde predomina a influência do Gegy-Nagô.

DANDARA

Criação de Silvio Acarajé em homenagem às mulheres que praticam capoeira. Dandara de acordo com os registros de Palmares foi o grande amor de Zumbi, o Rei dos Quilombos dos Palmares.

APANHA LARANJA NO CHÃO TICO TICO

Toque para jogo de apresentação em que os capoeiristas apanham dinheiro no chão com a boca.

AVISO

Toque para denuciar a presença do senhor de engenho, capitão-do-mato ou capataz.

SAMANGO

Criação de Mestre Canjiquinha. É lutado de lado, tem a presença de poucos movimentos. Sua característica de manifestação é a chapa giratória, a chapa de lado, rasteira e vôo de morcego.

4 respostas a Toques

  1. MEU NOME É DEYSE TAMBÉM LUTO CAPOEIRA OXÓSSI COM PROFESSOR JEFINHO KALUNGA CAPOEIRA É MUITO LEGAL

  2. edson diz:

    EU SOU BYMBO DO GRUPO CANJIQUINHA,ONDE TENHO MUITO ORGULHO EM FAZER PARTE DESSA FAMÍLIA CHEIA DE FUNDAMENTO E RIQUEZA CULTURAL,HOJE SOU PROFESSOR DO GRUPO E ESPERO IR MAIS A DIANTE COLHENDO E REPASSANDO TUDO AQUILO QUE EU APRENDER. MEU MESTRE É ROQUE E MAURÍCIO [LOURO].AXÉ CAMARÁ POIS AQUI É SÓ ALEGRIA…

  3. professor cid diz:

    Achei os comentarios sobre os toques maravilhosos e queria mandar um abraço para o mestre Indio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: