Instrumentos

BERIMBAU

É difícil precisar a época em que o berimbau passou a ser indispensável à roda de Capoeira. Até o século XIX, jogava-se apenas ao som dos atabaques.Em publicação de 1834, Jean-Baptiste Debret diz que o berimbau era tocado por ambulantes para atrair a atenção de fregueses. Para o etnomusicólogo Tiago de Oliveira Pinto, o berimbau é um instrumento de origem centro-africana que foi incorporado ao jogo da Capoeira com sucesso, pois outros instrumentos africanos trazidos para o Brasil não tiveram a mesma sorte.Em Cuba, o berimbau é conhecido como “burumbumba” e é usado em rituais de necromancia(adivinhação através de espíritos mortos).Conta Mestre Pastinha que o berimbau também era usado como arma. Os capoeiras colocavam uma faca na ponta do instrumento e atacavam os policiais que os perseguiam. Nesses momentos, o berimbau transformava-se em foice de mão.Os berimbaus são de três tipos: “Viola”(agudo), “médio”(solo), “berra-boi” o “Gunga”(grave), determinados pelo tamanho da cabaça.

Gunga, Medio y Viola

Gunga, Medio y Viola

No jogo da Capoeira Angola, são utilizados três berimbaus. Os toques característicos desse estilo são os seguintes: São Bento Pequeno, Angola e São Bento Grande. Na Capoeira Regional de Mestre Bimba, utiliza-se apenas um berimbau. O toque de São Bento Grande(diferente do toque de São Bento Grande de Angola) é o mais característico da Capoeira Regional. Os toques é que ditam o estilo do jogo, o ritmo em que deve ser jogado. Ditam também quem deve jogar. O toque de Iúna, por exemplo, é só para alunos formados (Bimba, em geral, não formava mestres e sim alunos e só estes últimos é que podiam jogar na Iúna) e, segundo relatos, foi criado para homenagear mestres que já morreram. No entanto, no Rio de Janeiro só jogam os mestres quando Iúna é tocado. Ditam também como deve ser jogada a Capoeira, por exemplo, o toque Santa Maria que deve ser jogado sem colocar as mãos no chão. O berimbau mais conhecido e usado atualmente é o berimbau de barriga, que recebe esse nome por ser tocado encostado na barriga, mas existe o berimbau de beiço ou de boca também conhecido como “marimbau” ou “marimba”, é um pequeno instrumento de metal arqueado em forma de diapasão sem cabo, que os escravos usavam preso aos dentes, com os quais faziam soar as pontas do metal. O formato de diapasão sem cabo é semelhante a um grampo de cabelo, porém um pouco maior. A caixa de ressonância é a própria boca do tocador.Atualmente, o berimbau de boca não é mais usado, apesar de alguns mestres antigos, especialmente de Capoeira Angola ainda saberem tocá-lo.As partes de um berimbau são:

CAXIXI:

O caxixi é uma pequena cesta de palha, com fundo de couro, usada como chocalho. Tem de 10 a 15 centímetros de altura, cerca de 6 centímetros de diamêtro na base(essas medidas variam) e um recheio de sementes, pedrinhas ou pequenos búzios.

DOBRÃO:

O dobrão, nome tomado da moeda de 40 réis, é uma peça de cobre com aproximadamente 5 centímetros de diâmetro. No entanto, utiliza-se também pedra-sabão ao invés do dobrão.

BAQUETA:

A baqueta ou vaqueta é uma vara de madeira com cerca de 40 centímetros de comprimento, sendo fina ou grossa. Alguns capoeiristas passam verniz na baqueta.

CABAÇA:

A cabaça é a caixa de ressonância. Feita com o fruto da cabaceira, árvore comum no Norte e no Nordeste, pode ser oval(coité) ou pode ser formada por duas partes ,quase que arredondadas, interligadas. Depois de seca e cortada, tiram-se as sementes antes de ser lixada.

AXO o ARAME:

A corda já foi um cipó, um fio de latão, um arame de cerca e mais recentemente, fios de aço retirados de pneus. O mais comum, hoje, é usar o aço vendido em carretéis.

 

PANDEIRO:

Para alguns estudiosos, o pandeiro é um dos instrumentos africanos vindos para o Brasil. Mas sua origem pode estar entre os hindus, uma vez que o pandeiro é um dos mais antigos instrumentos musicais da “velha Índia”. No Brasil, trazido pelos portugueses, o pandeiro fazia parte da primeira procissão de Corpus Christi, realizada na Bahia, em 13 de junho de 1549. Depois disso, o negro aproveitou o pandeiro para as suas festas. Em Cuba, existem pandeiros específicos para orixá, como é o caso de Ereu.

 

 

 

ATABAQUE:

Termo de origem árabe, o atabaque já era usado na poética medieval e era um dos instrumentos preferidos dos reis, que o utilizavam em festas e nos conjuntos musicais. O atabaque foi muito difundido na África, mas, segundo Waldeloir do Rego, foi trazido para o Brasil por “mãos portuguesas”. Num primeiro momento, o atabaque era usado em festas religiosas. Por algum tempo, foi abolido das rodas de Capoeira. Para Bimba, era uma forma das pessoas não acharem que a Capoeira tinha elementos do candomblé.É geralmente feito de madeira de lei como o jacarandá, cedro ou mogno cortada em ripas largas e presas umas às outras com arcos de ferro de diferentes diâmetros que, de baixo para cima dão ao instrumento uma forma cônico-cilíndrica, na parte superior, a mais larga, são colocadas “travas” que prendem um pedaço de couro de boi bem curtido e muito bem esticado.

 

 

RECO-RECO:

O reco-reco é um instrumento utilizado na Capoeira Angola. Reco-reco antigamente não é como os de hoje, era feito com o fruto da cabaceira (mesmo da cabaça do berimbau), das que fossem cumpridas, então era serrado, na superfície, fazendo-se vários cortes, não muito profundos, um do lado do outro, onde era esfregado a baqueta, como nos reco-reco dos dias de hoje. Hoje são feitos de gomos de bambu ou de madeira.

 

AGOGÔ:

Instrumento de origem africana composto de um pequeno arco, uma alça de metal com um “cone” metálico em cada uma das pontas, estes “cones” são de tamanhos diferentes, portanto produzindo sons diferentes que também são produzidos com o auxílio de um ferrinho que é batido nos “cones”. O agogô é um instrumento utilizado na Capoeira Angola.

 

37 respostas a Instrumentos

  1. LEONARDO diz:

    OLA , SEMPRE TYOQUEI BERIMBAU MAS NUNCA TIVE UM … SEMPRE DOS OUTOS….. COMO FAÇO PRA GANHAR UM !!!!!!!!!!!
    ABRAÇOS

  2. Felipe diz:

    Site muitoo bom

  3. Larii diz:

    Oi…
    Essa pesquisa foi muito pretativa pra mim…
    Muito obrigada por ter colocado !!

  4. Natalia diz:

    Adorei este site..me ajudou bastante no que eu prescisvaa..

  5. milly diz:

    adoooreiii este site elee mee ajundouuuu bastante no que eu prescisvaaa
    estãooo de parabens!

  6. evellyn diz:

    texto muito bom para pesquisas das escolas e otimo texto,como eu estou fazendo!beijos espero que gostem

  7. arieli diz:

    me salvoo na escoola o/

  8. tamires diz:

    e super legal esse sati

  9. givania diz:

    Eu adorei esse site me ajudou muito com a lição do livro do aluno de EDUCAÇÃO FÍSICA página 04…
    Obrigada

  10. Marília diz:

    ele me ajudou muito mais ele ñ traz muitas das informação que eu preciso para eu fazer o meu trabalho mais ele tambe eu site muito legal e interesante

  11. Eu gostei muito ajudol o meu amigo………..

  12. victor diz:

    adoreiiiiiiiiiiiiiii valeu gostei muito

  13. raissa diz:

    E tenho 11 anos e desde os 3 anos de idade eu pratico capoeira e sei tocar muitos instrumentos e eu acho a capoeira muito legal menos quando temos q fazer flecçao de braço e abdomnal

  14. larissa diz:

    eu faço e.Fisíca , e meu profºOswaldo ensina capoeira , eu tive que fazer um trabalho e esse site me ajudou muito , beeeeeeeijos (k)

  15. LUIS GUTIERRES diz:

    ONDE POSSO ADQUIRIR OS INSTRUMENTOS

  16. Ludmila diz:

    Ameei,
    deu pra mim explicar oq é
    o berinbao
    e como se faz

  17. vitor diz:

    gostei muito eu fis o meu trabalho susegado

  18. Marlua diz:

    Excelente… a preocupação com os lados e tipos de instrumentos… sou apaixonada por capoeira e toco alguns desses instrumentos… muito bom!!

  19. luana kelly diz:

    os instrumentos sâo muito legais, adorei essa pesquisa

  20. ygor diz:

    suavge esse sait e bom me judo n porcaria do meu trabalho escola

    hhehehehehehe

  21. o valeu a quem postou esse site me ajudou muito n aprova na sala de aula eliguei o cel e pesquisei valeu gente

  22. oi!gostei muito dessa pesquisa pois ela me ajudou muito em:estudar para a prova de cultura _afro_brasileira ,no teste tambem de cultura e em varios trabalhos.

  23. Emely diz:

    aderei essa pesquisa, pois me interessei ainda mais nessews instrumentos africanos.. <3

  24. Dudinha diz:

    Me ajudou muito com o trabalho da consciencia negra,

  25. Madu diz:

    ~Lê eu trabalhando sobre negros africanos~
    Mt obg !!!!
    Bjjs

  26. matheusdefensor diz:

    gostei desse saite muito bom pra pesqisa sobre a consciencia negra

  27. Muito bom amei mas o meu tema e outro

  28. Catarina diz:

    O site é muito legal e organizado! Me ajudou muito na minha pesquisa de escola!

  29. ariadne diz:

    e muito bom

  30. Donizete diz:

    Salve Capoeira! Adorei seu site. Sou professor de Educação Física e Mestre de Capoeira, seu material foi muito eficiente para a aplicação do meu conteúdo. Parabéns.

  31. nicolas diz:

    adorei eu presisava faze um desenho e ele me ajudou

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: